Aprovados em primeiro lugar em cursos concorridos no Sisu dão dicas para o próximo ano

Clara Menegucci foi aprovada em primeiro lugar no curso de Medicina da USP entre os alunos cotistas – Divulgação

RIO- Quase dois milhões de estudantes pelo país viveram, nesta segunda-feira, um dia decisivo. O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal porta de entrada no ensino superior brasileiro. Agora, os estudantes precisam estar atentos aos prazos de matrícula e, caso não tenham conseguido uma vaga logo de cara, no cronograma de reclassificação.

De acordo com as regras do Sistema, cada universidade determina as datas e os trâmites necessários para realização da matrícula, mas elas devem acontecer, necessariamente, entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro.

Clara Menegucci Loudon, de 19 anos, já embarca na semana que vem para a capital paulista para garantir sua vaga na Universidade de São Paulo (USP). A estudante do Espírito Santo passou em primeiro lugar entre os cotistas que disputaram o curso de Medicina da instituição. Aluna do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Clara entrou nas cotas de estudantes de escolas públicas.

— Acho que o fato de eu ter passado dá esperanças não só para alunos do Ifes, mas para estudantes de outras escolas públicas também. As cotas dão uma oportunidade melhor para essas pessoas— opina Clara. — O importante é ter foco e se preparar desde o primeiro ano. Não adianta chegar no terceiro ano e querer estudar para passar.

Apenas oito candidatos conseguiram obter a nota mínima de 700 pontos, exigida pela USP em todas as áreas presentes na prova do Enem, para disputar as vagas via ações afirmativas.

LISTA DE ESPERA

Os candidatos que não conseguiram uma vaga na primeira chamada, ou foram selecionados apenas para a segunda opção de curso e quiserem participar da lista de espera devem manifestar interesse até o dia 7 de fevereiro. As instituições começam a fazer a convocação dessa lista no dia 9 de fevereiro e, a partir daí, os estudantes devem acompanhar o progresso da lista junto às instituições.

Gabriel Barroso passou em primeiro lugar em Engenharia de Produção na UFRJ – Divulgação

O estudante Gabriel Barroso, de 19 anos, aluno do Curso de A a Z, esperou um pouco mais que o tempo das reclassificações para entrar para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2015, quando prestou o vestibular, Barroso foi aprovado em Engenharia de Produção na Universidade estadual do Rio de Janeiro (Uerj), mas não conseguiu entrar na UFRJ. Devido a isso, o aluno fez a matrícula na Uerj, mas após viver um ano de crise na instituição decidiu que prestaria o vestibular novamente em 2017. O resultado foi o melhor possível: o primeiro lugar do curso de Engenharia de Produção na UFRJ.

— Na Uerj eu concluí apenas um período em um ano. Então resolvi trancar a matrícula e durante o ano de 2017 eu fiz cursinho para prestar o Enem. Depois de um ano dificil ter esse resultado é um alívio — relata, dando uma dica aos futuros candidatos ao curso de Engenharia: — É bom estudar bastante Redação, porque ela ajuda muito na média, ao menos da UFRJ. Eu nunca fui o melhor dos alunos nessa área, mas tentei ler sobre atualidades, me informar e treinar texto.

Carolina Oliveira Fecha passou em primeiro lugar em Direito na UFRJ – Arquivo pessoal

No primeiro semestre deste ano, o Sisu ofereceu 239.716 vagas em 130 instituições. Entre os cursos mais concorridos estava o de Direito, carreira escolhida por Carolina de Oliveira Fecha, de 17 anos, que conseguiu o primeiro lugar na UFRJ. Recém-formada no terceiro ano, ela também foi aprovada no curso de Medicina, o mais disputado do processo, mas vai cursar Direito.

— Manter a calma e trabalhar o lado do emocional é muito importante. Apesar de todo estudo, tem que ter uma hora de lazer também — sugere ela aos candidatos que farão Enem no ano que vem. — Fazer provas antigas é muito importante, eu fiz muitas. É uma prova longa, então tem que estar acostumado com o ritmo.

Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail.

TROCAR IMAGEM


Quase pronto…

Acesse sua caixa de e-mail e confirme sua inscrição para começar a receber nossa newsletter.

Ocorreu um erro.
Tente novamente mais tarde.

Email inválido.
{{mensagemErro}}

Todos os Direitos Reservados a(o) criador(a) deste conteúdo. Acesse o link original.

Siga e curta-nos!