Carnaval de 2018 terá Festival de Violoncelos em Fortaleza | Ensinando e Aprendendo

Os fortalezenses poderão contar com mais uma programação cultural durante o feriado do Carnaval. Trata-se da 3ª edição do Festival Internacional de Violoncelos, que acontece durante os dias 9 a 13 de fevereiro. Os concertos acontecerão em diferentes pontos da capital. Já as Oficinas e masterclasses acontecerão na Universidade de Fortaleza. A iniciativa tem como objetivo promover um grande encontro de estudantes, profissionais e apreciadores desse instrumento. As apresentações são gratuitas.

O evento em Fortaleza é a versão brasileira do festival Violoncelles en Folie, iniciado em Briançon, França, no verão de 2006, sob direção do violoncelista cearense Fernando Lage, professor do Conservatório de Briançon, que também dirige a edição nacional. Na cidade francesa, o evento, que faz parte do calendário europeu de festivais, é marcado por seu formato descontraído e aberto a participantes de todos os níveis e idades que, além da série de concertos, vivenciam a prática e teoria do instrumento durante as férias. Este ano o festival na França chega à décima terceira edição.

A versão brasileira segue a mesma linha de congregar praticantes e apreciadores do violoncelo além de oferecer ao público concertos nacionais e internacionais de qualidade. Para a cidade de Fortaleza, este encontro de violoncelos representa uma importante alternativa de ocupação dos equipamentos culturais. É também uma boa opção cultural para turistas e moradores que buscam uma programação cultural diferenciada durante o período de Carnaval em Fortaleza.

O III festival internacional violoncelos em folia tem como professores:

Marie-Françoise Nageotte (Conservatório de Chamberry-França), Fernando Lage (Conservatório de Briançon-França), Diego Coutinho (Mestre em violoncelo pelo Conservatório Real de Bruxelas-Bélgica), Dora Utermohl (Universidade Federal do Ceará – UFC), e Ítalo Rafael(Orquestra Sinfônica da Bahia – OSBA). A programação de estudos e apresentações inclui música erudita, instrumental brasileira, popular e rock, explorando as várias possibilidades do instrumento.

Todos os Direitos Reservados a(o) criador(a) deste conteúdo. Acesse o link original.

Siga e curta-nos!