Catuaba: veja 5 perguntas sobre a bebida | Carnaval 2018

Já há alguns carnavais a catuaba é uma das bebidas favoritas dos foliões. Como é barata e de gosto suave, é fácil exagerar na dose em meio à folia.

Abaixo, o G1 tira 5 dúvidas sobre a catuaba:

1 – Do que é feita a catuaba?

A nutricionista Clarissa Hiwatashi Fujiwara, membro Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, explica que as bebidas que atualmente são conhecidas como catuaba não seguem uma composição padrão. Um tipo bastante popular é feito com vinho, álcool etílico, açúcar, xarope de maçã, e extratos de guaraná, marapuama e catuaba, de onde vem seu nome. Ou seja: é uma mistura de fermentado e destilado, com teor alcoólico maior que o da cerveja e similar ao do vinho. O teor calórico também é relativamente alto — pelo menos 2,5 vezes o de uma cerveja comum.

2 – O que é a planta catuaba?

A catuaba é um arbusto natural do Brasil, de áreas de Cerrado e Mata Atlântica.

3 – É verdade que ela tem propriedades estimulantes?

A catuaba tem fama de servir como estimulante sexual. Segundo Clarrissa Fujiwara, existem estudos que mostram que essa planta, em cobaias de laboratório, tem um efeito de vasodilatação do corpo cavernoso (a estrutura do pênis que se enche de sangue quando há ereção). Mas faltam estudos aplicados ao ser humano e, segundo ela, não se pode, com base nas pesquisas com animais, afirmar que a catuaba tenha algum efeito no desempenho sexual.

4 – Há alguma diferença entre beber catuaba ou outra bebida?

A catuaba, como qualquer bebida alcoólica, deve ser tomada com moderação. “O fato de ser adocicada pode mascarar seu teor alcoólico, fazendo com que a pessoa acabe consumindo um volume muito grande”, alerta Clarissa. isso, é bom ficar atento ao consumo geral de álccol que se está fazendo num determinado dia, para não exagerar.

5 – Vou ter mais ressaca tomando catuaba?

Todos os Direitos Reservados a(o) criador(a) deste conteúdo. Acesse o link original.

Siga e curta-nos!