Cristiano Barbosa Sampaio assume Secretaria da Segurança Pública – Agência Brasília

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social tem um novo titular. Cristiano Barbosa Sampaio, que era secretário adjunto da pasta, substitui Edval de Oliveira Novaes Júnior, que esteve à frente da secretaria desde março de 2017.

Novaes pediu exoneração ao governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, por uma decisão pessoal de se aposentar do serviço público (leia a íntegra da carta abaixo).

No pedido, ele agradece a oportunidade, diz que se sentiu motivado pelo programa de governo e destaca os resultados apresentados na gestão, como a redução dos índices de homicídios no DF: o menor dos últimos 29 anos.

Em cerimônia na manhã desta sexta (2) para apresentar 300 novos bombeiros militares do DF, Rollemberg comentou sobre a saída de Novaes. “Edval foi um excelente secretário, basta ver os indicadores. Fechamos 2017 com redução em praticamente em todos os tipos de crimes”, elogiou.

O governador ressaltou ainda a importância do trabalho em conjunto na área de segurança. “É importante reconhecer que temos uma equipe composta pelo secretário, pelo secretário adjunto, pelos subsecretários, pelos comandantes da Polícia Militar e dos bombeiros e dos diretores da Polícia Civil e do Detran. Esse trabalho vai continuar.”

Perfil de Cristiano Sampaio

Delegado federal desde 2003, o baiano Cristiano Barbosa Sampaio foi chefe da Delegacia Fazendária e delegado regional de Combate ao Crime Organizado no Pará (2003-2004), chefe-substituto da Unidade de Repressão aos Crimes Cibernéticos em Brasília (2005-2006) e titular da Delegacia de Combate a Crimes Contra o Patrimônio em Alagoas (2007-2008).

De volta a Bahia, comandou a Delegacia de Polícia Federal em Ilhéus (2008-2009) e foi delegado regional de Combate ao Crime Organizado (2010-2011). No Maranhão, atuou como superintendente regional da Polícia Federal (2011-2013).

Em 2013, retornou a Brasília para assumir a Diretoria de Operações da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça, quando foi coordenador nacional da Segurança da Copa do Mundo 2014 e coordenador da Segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Rio de Janeiro.

Sampaio estava no cargo de secretário adjunto da Segurança Pública e da Paz Social do DF desde maio de 2017.

Íntegra da carta do pedido de exoneração do secretário de Segurança Pública e da Paz Social, Edval Novaes:

Excelentíssimo Senhor Governador, Rodrigo Rollemberg,

Ao cumprimentá-lo cordialmente, venho por meio do presente expor para ao final requerer, como segue:

Desde que fui convidado por Vossa Excelência a assumir a pasta da SEGURANÇA PÚBLICA E DA PAZ SOCIAL do Distrito Federal, além da honra, senti-me motivado pelo programa de governo e pela proposta séria e técnica voltada ao tema de tão relevante importância à população do Distrito Federal.

Fui acolhido pelos Comandantes-Gerais e pelos Diretores-Gerais das quatro forças que fizeram e fazem a diferença na observância e execução dos princípios e diretrizes insculpidos no programa VIVA BRASÍLIA, NOSSO PACTO PELA VIDA, que inclui, dentre outras iniciativas das forças de segurança, a filosofia de seu governo em busca da paz social. Isso permitiu-nos avançar, apesar das dificuldades porque passava o Governo do Distrito Federal, em face da forte crise econômica que o impedia em realizar mais. Vale dizer que em 2017 fizemos muitas entregas previstas, como as tornozeleiras eletrônicas e o dispositivo VIVA FLOR.

Cumpre destacar a redução de quase todos os índices de criminalidade. Em especial a redução dos homicídios, onde tivemos o menor número de ocorrências dos últimos 15 anos (498 ocorrências) e a menor taxa índice de homicídios dos últimos 29 anos, 16,3 homicídios por cada grupo de 100.000 habitantes.

Na esteira desse recorde histórico de seu governo em 2017, o mês de janeiro de 2018 continua com queda dos números e com outro recorde, que é o de menor número de ocorrências de homicídios para um mês de janeiro desde o início da série histórica em 2000, apenas 32 ocorrências.

Entretanto, depois de mais de 30 anos de serviço, sendo quase 22 deles na Polícia Federal, o último como Secretário da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal e dez como Subsecretário na Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, pouco mais de cinco no Exército Brasileiro, onde cheguei ao Posto de 1° Tenente, e um ano e meio como Policial Rodoviário Federal, além de algum pouco tempo em empresas privadas, necessito fazer uma escolha pessoal necessária. isso, por uma decisão de cunho pessoal, resolvi me aposentar, deixar o serviço público e cuidar dos meus entes queridos e dos meus interesses pessoais.

Em face disso, desejo primeiro, uma vez mais, deixar consignado à Vossa Excelência os meus sinceros agradecimentos pela confiança em mim depositada, pela honra de ombrear-me aos demais Secretários, aos nobres Comandantes-Gerais e Diretores-Gerais das quatro forças — e todos(as) os(as) colegas policiais, bombeiros e do Detran —, bem como aos meus Subsecretários, Chefes de Unidades e demais colaboradores da SSP-DF, com os quais tive o privilégio de deixar como marca indelével de seu governo uma redução expressiva dos indicadores de CVLI no DF.

Aproveito para desejar-lhe ainda mais sucesso em seu programa de governo, que possa continuar entregando à população do Distrito Federal resultados ainda mais positivos e que a nossa Capital da República seja o exemplo das boas práticas de integração entre as secretarias de governo, as forças de segurança e a população, por uma segurança pública cada vez mais cidadã, ofertando paz e tranquilidade a todos que aqui vivem.

fim, tem o presente o objetivo de REQUERER a Vossa Excelência a minha EXONERAÇÃO a pedido do honroso cargo de Secretário de Estado da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal, a partir da data de hoje, do que, desde já agradeço e despeço-me com a devida cordialidade.

Respeitosamente,

EDVAL DE OLIVEIRA NOVAES JÚNIOR

Secretário de Estado da Segurança Pública e da Paz Social

Todos os Direitos Reservados a(o) criador(a) deste conteúdo. Acesse o link original.

Siga e curta-nos!