Defesa Civil emite mais um alerta para chuvas na grande BH

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, na manhã desta segunda-feira (5), mais um alerta preventivo de chuva para a capital. A previsão é de 30 a 50 mm de chuva intermitente, sendo que o alerta é válido até as 8h de terça-feira (6). 

Essa instabilidade climática que vem atingindo BH e sua região metropolitana nos últimos dias é causada pelo fenômeno conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). 

“A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o seu nível pode se alterar rapidamente podendo acarretar transbordamentos”, diz o alerta do órgão.

A Defesa Civil aproveitou para advertir a população para que não se abriguem debaixo de árvores e nem estacionem veículos, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes. “Atenção especial também em áreas de encostas e morros”, finaliza o alerta. 

De acordo com o Instituto de Climatologia TempoClima PUC Minas, o céu fica encoberto e chove a qualquer momento do dia em praticamente todos os municípios mineiros. Na capital, já chove desde a madrugada, e os termômetros oscilam entre 15ºC e 21ºC.

Nas cidades da região metropolitana, a temperatura mínima foi de 14ºC e a máxima deve chegar a 22ºC. Em Minas Gerais, a mínima registrada nesta segunda foi de 12ºC, no Sul, e a máxima deve ser de 31ºC, no Triângulo. Confira a matéria completa da previsão do tempo clicando AQUI.

 

Em 5 dias, regionais já tem quase 70% do esperado para o mês

Com este início de fevereiro bastante chuvoso, bastaram apenas cinco dias para algumas regionais de Belo Horizonte registrarem quase 70% do total esperado para o mês, que é de 188,4 mm de chuva. 

Conforme a Defesa Civil de BH, até 7h20 desta segunda (5), a regional Oeste já havia registrado 127,2 mm, o que corresponde a 68% da média histórica de fevereiro, enquanto a região de Venda Nova já teve 126,4 mm, 67% do esperado. 

Confira os registros nas demais regionais: Noroeste de Nordeste – 117 mm (62%);  Barreiro –  111,9 (59%); Pampulha – 101 (54%); Leste – 92,4 (49%); Centro-Sul e Norte – 88 mm (47%). 

Todos os Direitos Reservados a(o) criador(a) deste conteúdo. Acesse o link original.

Siga e curta-nos!