Guia Carnaval 2018: programas para curtir (ou fugir)

Está chegando novamente aquela época do ano em que o glitter e o samba tomam as ruas e salões e muita gente sai fantasiada por aí: êêêê, Carnaval! Como esta é a maior festa popular do Brasil, muitos bloquinhos, shows e diversos outros eventos já estão programados para os foliões curtirem, por todo o país.

Se você gosta de Carnaval, se joga: a VT preparou um guia com programas que você pode encontrar em alguns estados. Se você não gosta, tudo bem: aqui também tem opções para quem quer passar longe da folia. Confira:

São Paulo

Bloquinhos: 

Só na capital, 491 blocos desfilarão esse ano entre 3/02 e 18/02 (períodos de pré-Carnaval, Carnaval e pós-Carnaval), alguns já tradicionais e outros novos.

No primeiro fim de semana, saem às ruas blocos como o Acadêmicos da Baixo Augusta (4/02, às 15h, na Consolação), o Amelie Pulando (3/02, às 14h, em Pinheiros), o Casa Comigo (3/02, às 11h, em Pinheiros), o Frevo Mulher, com a Elba Ramalho (3/02, às 12h, no Ibirapuera), o Queimando a Largada (3/02, às 14h, na República), o Os Capoeira, com a participação de Maria Gadú, Jéssica Areias e Marisa Orth (4/02, às 11h, na Praça da República) e o Bloco do Sargento Pimenta (4/02, às 9h, na Vila Mariana). Veja a programação completa aqui.

Festas:

Vários salões da capital recebem bloquinhos e organizam festas fechadas durante o Carnaval. No dia 2/02, às 22h30, a Casa Natura Musical recebe o bloco Tarado Ni Você (com ingressos a partir de 40 reais).

No dia 3/02, acontece o CarnaUOL 2018, no estádio do Canindé, com nomes como Marília Mendonça e Claudia Leitte (ingressos a partir de 70 reais); o Bloco Gueri-Gueri promove mais uma edição da sua festa de Carnaval no Bar Ilha das Flores (com ingressos a partir de 150 reais), na Cidade Jardim, e a Vila Butantan organiza o Ritmos Baianos, festival gratuito de músicas baianas. No mesmo dia, a escola de samba Vai-Vai realiza mais uma edição da sua Festa do Chopp, no Palácio das Convenções de Anhembi, com a participação dos cantores Belo e Péricles (ingressos a partir de 70 reais).

(Sofitel Guarujá Jequitimar/Divulgação)

Hotéis:

No dia 3/02, a partir das 13h30, a escola de samba Vai-Vai irá animar a feijoada do Hotel Bourbon Ibirapuera, na capital. Os valores variam de 100 reais por adulto e 50 reais por criança de 6 a 15 anos (feijoada + open bar de cerveja e caipirinha + baile de Carnaval para crianças) a 389 reais para dois adultos (hospedagem de 1 diária em apartamento duplo + café da manhã + feijoada).

O Bourbon Ibirapuera também oferece um terceiro pacote para o Carnaval, para o dia 10 de fevereiro: por 2.355 reais para dois adultos, o hotel oferece hospedagem de duas diárias, café da manhã e duas fantasias para o desfile da Vai-Vai no Sambódromo do Anhembi. As reservas devem ser feitas pelos telefones (11) 5091-2330 e (11) 2161-2200 ou pelo e-mail reservas.conv@bourbon.com.br.

No litoral, o Sofitel Guarujá Jequitimar também terá programação especial. Para os adultos, haverá o Baile de Carnaval, com open bar e jantar, aulas de zumba, oficina de customização de abadás e apresentações de jazz e rodas de samba, enquanto as crianças poderão aproveitar oficinas de jardinagem e de cupcakes, ateliê de fantasias, shows de circo e uma matinê de Carnaval.

O pacote para quatro noites, com café da manhã, almoço, baile de Carnaval e todas as programações especiais, começa em 7.828 reais, para uma ou duas pessoas. O baile é aberto ao público e o ingresso, com jantar e open bar, custa 800 reais.

O Hotel Transamerica também tem tarifas especiais para o Carnaval. Na capital, as diárias em apartamento duplo do Hotel Transamerica São Paulo iniciam-se em 199 reais, e há opções em diversos bairros. Já no interior, as diárias do Transamerica Executive Sorocaba começam em 209 reais.

Rio de Janeiro

Bloquinhos:

437 blocos saem às ruas esse ano no Rio de Janeiro, entre eles, os tradicionais Monobloco, Suvaco do Cristo e Cordão da Bola Preta. Confira a programação completa aqui.

Festas:

Se você prefere a música eletrônica ao samba, o seu programa pode ser o Rio Music Carnival, que esse ano ocorre entre os dias 9 e 13 de fevereiro, na Marina da Glória e recebe apresentações de Diplo, Alesso, Dennis DJ e outros. Os ingressos vão de 70 reais, para um dia na pista comum, a 450 reais, para os quatro dias na pista premium.

Entre os dias 10 e 13 de fevereiro, o restaurante Mirante Paineiras, anexo ao Centro de Visitantes Paineiras, no interior do Parque Nacional da Tijuca, oferecerá feijoada e buffet, animada pela escola de samba mirim Mangueira do Amanhã. Adultos pagam 54,90 e crianças de 5 a 11 anos pagam 29,90.

Para as crianças, uma das atrações é a matinê no Aquário do Rio. O Carnaval do Zé Tubarino acontece de 10 a 13 de fevereiro e conta com um baile de Carnaval comandado pelo Grupo Lekolé e outras atividades lúdicas para as crianças. Os ingressos começam em 50 reais.

Sapucaí:

Para quem quiser assistir aos desfiles da Sapucaí da exclusividade dos camarotes, as opções são variadas. No Camarote Rio Exxperience, as atrações incluem nomes como Pretinho da Serra e Glaucio Cristelo e os valores vão de 550 à 1.560 reais.

O Camarote Wood’s aposta no sertanejo, com apresentações de Thaeme e Thiago e Fernando e Sorocaba, entre outros; e os preços variam de 740 a 1.620 reais. Já o Camarote Rio Samba e Carnaval volta a homenagear sambistas tradicionais e da nova geração durante os intervalos dos desfiles, por valores que vão de 700 a 3.675 reais.

As crianças poderão assistir ao desfile das Escolas de Samba Mirins do Camarotinho Rio, no dia 13/02. Além do desfile, outras atrações incluem teatro de fantoches e a apresentação de uma trupe circense. Crianças de até 2 anos pagam 100 reais, crianças mais velhas pagam 200 e adultos pagam 250 reais.

Bahia

Hotéis:

O Fera Palace Hotel, em Salvador, preparou tarifas especiais para o carnaval. O pacote, com mínimo de 3 noites, conta com diárias a 1.228 reais + taxas em quarto deluxe, com entrada a partir de 8 de fevereiro.

Já o Campo Bahia Hotel é para quem quer distância da folia. Localizado em Santo André, vilarejo de pescadores em Santa Cruz Cabrália, ao norte de Porto Seguro, o hotel fica à beira-mar e oferece pacotes de quatro noites a partir de 5.000 reais, com café da manhã, para duas pessoas. As reservas podem ser feitas pelo (73) 3162-4690, pelo 0800-880-0550 ou pelo e-mail reservations@campobahia.com.

O Transamerica Resort Comandatuba, na Ilha de Comandatuba, tem um pacote de sete noites, com aéreo saindo de Congonhas, em São Paulo, a partir de 8.460 por pessoa e, sem aéreo, a partir de 6.800 por pessoa.

Goiás

O Rio Quente Resorts, em Caldas Novas, também terá uma programação especial de Carnaval, que vai de 9 a 13 de fevereiro. As apresentações musicais comandam a folia, com o Trio Mistura Fina e Mulatas Cariocas, o Grupo Simpatia, a Marchinha Aquática, DJs e outros. Além disso, a companhia de dança Equipe Boto ensinará coreografias e haverá duas micaretas especiais para as crianças e um baile de máscaras.

Os pacotes incluem voo, hospedagem no hotel Flat I em regime de meia pensão e acesso ilimitado ao Hot Park, Eko Aventura Park e Parque das Fontes e começam em 4.424 reais por pessoa, sendo que para cada adulto pagante, uma criança de até 12 anos não paga. Saídas especiais de Sorocaba e São José dos Campos, em São Paulo, já incluem transfer de ida e volta ao Aeroporto de Guarulhos.

As reservas podem ser feitas pela Central de Vendas do Rio Quente Resorts, nos telefones 0800-9400-818 e (11) 3512-4830.

Minas Gerais

O Instituto Inhotim, em Brumadinho, também entrou na folia. De 10 a 13 de fevereiro, entre 10h e 12h, o público poderá fazer lançadores de confetes e balangandãs, na Estação Educativa.

Instituto Inhotim

(Jmarciocruz/Wikimedia Commons)

No dia 10, às 14h, haverá uma visita aos jardins do Inhotim, guiada pelo engenheiro agrônomo do Instituto, Juliano Borin (a participação na visita custa 40 reais por pessoa). Nos dias 10, 11 e 14, às 10h30, a visita temática Diversidade e Representatividade na Cultura promove uma reflexão sobre as diferentes formas de se trabalhar a diversidade na cultura. fim, durante todos os dias do Carnaval, estará disponível uma visita panorâmica aos acervos artístico e botânico do Instituto.

O Inhotim passou a exigir, em 23 de janeiro, a comprovação da vacinação de febre amarela de todos os seus visitantes. A entrada não será permitida sem o certificado.

Santa Catarina

O clube Posh, em Jurerê Internacional, terá festas especiais no Carnaval. A programação começa no dia 9 de fevereiro, com a Umbrella Party e no dia 10, ocorre o baile de máscaras, com apresentações do DJ francês Jack-E e do DJ Rodrigo Marchetti. No dia 11, Paris Hilton, it girl e DJ americana, comanda a festa e, no dia 13, a programação se encerra com a festa Gold. Ingressos podem ser encontrados aqui.

Outros programas

O hotel Transamerica tem outras opções para o período de Carnaval. No Transamerica Executive Cuiabá as diárias em apartamento duplo custam a partir de 199 reais e no Transamerica Prime Batel, em Curitiba, elas começam em 239 reais.

Todos os Direitos Reservados a(o) criador(a) deste conteúdo. Acesse o link original.

Siga e curta-nos!