Lindo Bloco do Amor homenageia Gonzaguinha no carnaval de BH | Carnaval 2018 em Minas Gerais

Gozaguinha é a estrela do ‘Lindo Bloco do Amor’ no Carnaval de BH

Sucessos do cantor Gonzaguinha (1945-1991) vão agitar o carnaval de rua de Belo Horizonte. O filho do Rei do Baião, Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, vai ganhar homenagem especial na folia.

É que o Lindo Bloco do Amor, nome que faz alusão a um dos grandes sucessos do cantor – Lindo Lago do Amor – estreia na sexta-feira (9), na Rua Sapucaí, no bairro Floresta, a partir das 18h30.

De acordo com o jornalista Zu Moreira, que também é um dos fundadores da agremiação, fazer um bloco sobre o Gonzaguinha era um desejo antigo de alguns amigos em função da história do artista.

“Não só pela parte musical, mas também a relação de vida dele com Belo Horizonte. Ele morou aqui mais de dez anos”, falou Moreira.

Ele também destacou o crescimento do carnaval belo-horizontino e disse que o cantor teve uma relação intensa com a cidade. “ que não fazer uma homenagem a ele”, questionou.

O jornalista contou ainda que as músicas de maior sucesso de Gonzaguinha foram compostas quando o cantor morava em BH. “Foram canções que ele fez numa fase mais tranquila em Belo Horizonte”.

Nove artistas integram banda do Lindo Bloco do Amor (Foto: Canário Produções/Divulgação)

Nove artistas integram banda do Lindo Bloco do Amor (Foto: Canário Produções/Divulgação)

Para Moreira, homenagear o artista é mais que natural já que ele fez amigos no Clube da Esquina, virou cruzeirense e foi diretor da Rádio Inconfidência.

O bloco conta com as participações do rapper Flávio Renegado e dos cantores Manu Dias e Everton Coroné que misturam rap, samba, sanfona, guitarra e trombone, ao lado de um time de músicos de primeira grandeza: no trombone, Leonardo Brasilino, na guitarra, Egler Bruno; no baixo, Aluísio Horta; e na percussão, Robson Batata, Caio Cabloco, Débora Costa e Daniel Guedes. O músico Dudu do Cavaco, que tem síndrome de Down, também compõe o elenco.

Como o bloco homenageia Gonzaguinha, é claro que não poderia faltar a sanfona. “A gente vai trazer a sanfona para o carnaval de BH. Ao mesmo tempo que se faz samba, se faz forró. As músicas do Gonzaguinha são a base do bloco, mas teremos repertório de carnaval, um pouco de Gonzagão e samba”, disse o jornalista.

Moreira informou ainda que parentes de Gonzaguinha como a viúva e um filho vão prestigiar o desfile. “A Lelete [viúva] está empolgada”.

Mas o bloco não conta apenas com estrelas mineiras. O artista gráfico paranaense Elifas Andreato, autor de mais de 500 capas de discos e CDs dos principais artistas nacionais, desembarcou no carnaval de rua de Belo Horizonte. Ele assina a arte do estandarte do Lindo Bloco do Amor.

O grupo promete espalhar alegria e paz pelas ruas da cidade, ressaltar a importância do combate à violência e ao assédio sexual e promover a diversidade e a inclusão social.

Instrumentos como trombone, guitarra, baixo e percussão agitam a folia no Lindo Bloco do Amor (Foto: Canário Produções/Divulgação)Instrumentos como trombone, guitarra, baixo e percussão agitam a folia no Lindo Bloco do Amor (Foto: Canário Produções/Divulgação)

Instrumentos como trombone, guitarra, baixo e percussão agitam a folia no Lindo Bloco do Amor (Foto: Canário Produções/Divulgação)

A arte de Andreato mostra um Gonzaguinha carnavalizado, cheio de tons em azuis, corações e flores, o que sugere uma viagem estética pelas décadas de 1970 e 1980.

Para Flávio Renegado, “é uma honra ter no carnaval da cidade o cara que mais retratou em desenhos o sentimento da música popular brasileira”. “Além de ser um artista de extremo talento e sensibilidade, Elifas Andreato também é um ser generoso, pois doou a arte para o bloco”, disse.

A cantora Manu Dias ressaltou a ligação do artista gráfico com o samba e a cultura popular. “Ele é um artista que sempre associou seu trabalho ao samba, fazendo capas para Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho. Elifas também é o idealizador do Almanaque Brasil, site dedicado exclusivamente à cultura popular”, destacou.

Estandarte do Lindo Bloco do Amor foi criado por Elifas Andreato (Foto: Elifas Andreato/Divulgação)Estandarte do Lindo Bloco do Amor foi criado por Elifas Andreato (Foto: Elifas Andreato/Divulgação)

Estandarte do Lindo Bloco do Amor foi criado por Elifas Andreato (Foto: Elifas Andreato/Divulgação)

Todos os Direitos Reservados a(o) criador(a) deste conteúdo. Acesse o link original.

Siga e curta-nos!